Aeroporto de Feira de Santana

Menu Close
Close

Guia do Passageiro

Bagagem

Bagagem de Mão

Em voos domésticos, as malas de mão devem ter, no máximo, 55cm de altura, 35cm de largura e 25cm de profundidade. O limite de peso é de 10 kg. Caso esteja fora deste padrão, a bagagem deverá ser despachada nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeita a cobrança adicional — a depender do tipo de franquia contratada.

Também existem limites máximos de peso e dimensão para voos internacionais. Informe-se com a sua companhia aérea sobre os que se aplica para sua viagem.

O que posso ou não levar na bagagem de mão?

Deve levar na bagagem de mão apenas itens que sejam imprescindíveis, como documentos e objetos pessoais, artigos de higiene ou medicamentos que tenham que ser transportados consigo. O transporte de alguns artigos é permitido apenas na bagagem despachada.

Para conhecer as restrições e regras de transporte, consulte as páginas sobre Itens Proibidos e Viajar com Líquidos.

Quantas malas posso levar como bagagem de mão?

No Brasil, a regra geral de bagagem de mão se aplica a todos os voos domésticos. Cada passageiro pode levar consigo na cabine uma mala pequena (35cmx55cmx25cm) e mais um artigo pessoal (bolsa ou mochila). É aconselhável que tudo o que queira levar consigo no avião – objetos pessoais, computador ou tablet, máquina fotográfica ou outros - possa ser acondicionado num único volume. As bagagens de mão que excedam os limites de tamanho ou peso máximo de 10kg serão despachadas.

Para voos internacionais, algumas companhias permitem apenas uma bagagem de mão, mas essa não é uma regra geral.

Consulte sua companhia aérea antes da viagem para confirmar as regras para bagagem de mão.

Bagagem Despachada

O peso limite da bagagem despachada varia de acordo com o tamanho do avião, classe contratada, companhia aérea e destino. Em voos nacionais, a média é de 23 kg. A companhia aérea pode cobrar até 0,5% do valor da tarifa por quilo extra. As bagagens que não se enquadrarem nas regras estabelecidas pela empresa podem ainda ser recusadas, enviadas em outro voo ou ser submetidas a contrato de transporte de carga.

Não é recomendável levar bens de valor na bagagem despachada. Caso necessário, declare o valor no check-in, apresentando a nota fiscal. A empresa cobra uma taxa extra e se responsabiliza pelos bens.

Itens Proibidos

Ao preparar sua bagagem, atente para os objetos proibidos ou cujo transporte é permitido com restrições. As regras têm como objetivo garantir a segurança no transporte aéreo.

Em caso de dúvida, consulte a companhia aérea. Para mais informações sobre objetos proibidos ou com restrições, contate a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC): http://www.anac.gov.br.

Problemas com a Bagagem

A sua bagagem despachada deverá ser devolvida pela companhia aérea após o desembarque, nas mesmas condições nas quais ela foi despachada.

Em caso de extravio, comunique imediatamente o ocorrido no balcão da companhia aérea ou a um representante identificado assim que constatar o problema. A comunicação deve ser feita ainda na sala de desembarque ou em local indicado pelo representante da empresa aérea.

Viajar com Líquidos

São considerados líquidos artigos de consistência semelhante a: água e outras bebidas, loções, perfumes, aerossóis, pasta de dentes, gel de cabelo, espumas de cabelo e de barbear, cremes, pastas e patês, compotas e queijos moles, sopas e xaropes.

Na bagagem de mão, não é permitido transporte de aerossóis e aromatizadores em voos domésticos, exceto os de uso médico ou de asseio pessoal, sem que exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo, em cada frasco, seja inferior a 300 ml ou 300 g;

Em voos internacionais, todos os líquidos - inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares - precisam estar em recipientes individuais de até 100 ml cada, acomodados em uma embalagem plástica, transparente e vedada, com no máximo 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm. Cada passageiro pode levar no máximo uma bolsa. Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio.

Em voos nacionais e internacionais a partir do Brasil, cada passageiro pode levar, no máximo, 5 litros de bebidas alcoólicas, desde que fracionados em recipientes de até 1 litro e com graduação alcoólica de até 70%, incluindo sua bagagem de mão e despachada.